Porque pagar para criar um WebSite se posso ter um Gratuito?

WebSite Pago ou Gratuito?Resolvi escrever este artigo a partir de uma experiência que tive com um lead, “futuro cliente”. Esse lead é um profissional liberal que tem um negócio próprio, atua em diversas áreas do seu ramo, presta bom serviços, um ótimo profissional, mas como todos ele tem que cobrar um valor especifico pelo serviço prestado, nada mais justo. Como dizia meu velho Pai, quem trabalha de graça é relógio. Também existe o ditado que a maioria das pessoas conhecem, “Não existe almoço de graça”.

Bom, depois de vários contatos e de marcar uma visita, esse lead, no dia do agendamento da visita para acertar o planejamento e criação do site, me ligou avisando que não iria mais fazer o site com minha empresa, e sim, que ele mesmo criaria o seu site em um desses serviços “gratuitos”. Pois um amigo seu que já usa o serviço lhe deu essa ideia. Tudo bem, mas se um dia ele quiser ter um site profissional, vai ter que pagar alguém, minha empresa ou qualquer outra, para desenvolver o mesmo. Ou quem sabe agora ele também vai começar a prestar serviços gratuitos?

Mas vamos ao que interessa, na realidade a introdução deste artigo também tem alguma coisa a ver com o principal objetivo do que estou escrevendo.

Não existe nada gratuito no mercado hoje em dia, tudo que é oferecido de forma gratuita, sempre tem algum custo, algo em troca. Como é que o empresário vai se sustentar se não tiver nenhuma receita? Um exemplo bem clássico é um aplicativo que todo mundo conhece e usa, Aplicativo de Redes Sociais. O cadastro é de graça, as postagens as imagens, não precisamos pagar nada, mas será que para por aí? Não. O capital dessas empresas que crescem assustadoramente é o nosso conhecimento, nossas informações, nossas imagens, tudo o que compartilhamos no dia a dia. Mesmo assim não temos controle sobre esse processo, sobre o aplicativo, se a empresa resolver fazer alguma alteração na forma de uso, pode fazer e aí nem podemos reclamar. Estamos sempre a mercê do rumo que a empresa tomar.

Da mesma forma quando uma empresa oferece Hospedagem ou site gratuito, claro se você esta criando um novo negócio, e precisa a curto prazo de um site ou hospedagem gratuitos, até vale a pena usar por algum momento. Mas se você quer algo mais profissional, que você possa controlar, escolher ou criar o seu próprio layout, você terá que arcar com esse custo. E por falar de custo, isso é uma das coisas, que já deve estar incluso no Planejamento do seu negócio.

Nem todas as pessoas tem facilidade para projetarem seu site nesses serviços gratuitos, precisam de um ótimo tutorial, muitas vezes. Perdem muito tempo tentando criar um pequeno site, um blog. Tempo também é dinheiro. Aí você diz: eu não gastei nada para criar o meu site. Duvido! Alguma coisa além do tempo, que é muito precioso, você deve ter gastado, e nem se deu conta. O site ou a hospedagem é gratuito, mas o custo disso, as propagandas do seu fornecedor em todas as páginas, o layout limitado, a demora para acessar o seu site, você não tem um domínio próprio, depende do domínio do fornecedor, praticamente não existe Presença Digital, não existe SEO, otimização no site, e nas buscas orgânicas do Google muitas vezes você nem aparece. Sempre é bom, como em tudo o que fazemos, avaliar os pontos negativos e positivos, em qualquer decisão que tomamos.

Existem uma série de dificuldades que você vai enfrentar. O Site é o seu cartão de visita online. Por isso a importância de você optar pela criação profissional do seu site. Como comentei anteriormente, isso deve estar incluído no seu Planejamento, no seu custo.

Assim, como você cobra um determinado valor pelo seu serviço, você também deve valorizar o serviço de quem vai criar o seu site, o seu Planejamento de Marketing, sua presença digital.

Provavelmente, assim como eu, e todos os profissionais que prestam serviços, você deve ter estudado, trabalhado muito, para chegar na posição onde se encontra hoje. Nada foi de graça, então porque não valorizar os serviços de uma boa Empresa de um bom Profissional, para fazer seu Planejamento de Marketing Digital, criar o seu site, divulgar o seu negócio?

Porque não divulgar a sua própria marca e não ficar divulgando a marca dos outros gratuitamente?

Autor: Jorge Caratti – Consultor de Marketing Digital e E-commerce.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *